Bolo de Noz, Cenoura e Canela

Em dia de aniversário do meu irmão, fiquei com a enorme responsabilidade de fazer o bolo.
Por vezes, não é fácil arranjar um tema para um aniversariante masculino, mas desta vez não tinha qualquer dúvida: o tema teria de ser Escalada, arte em que ele é profissional.
Decidido o tema, era preciso escolher o sabor do bolo. Aproveito sempre estas ocasiões para experimentar novos sabores e desta vez a escolha recaiu no Bolo de Noz, Cenoura e Canela. Pareceu-me uma combinação muito interessante, aliás, como se veio a comprovar. Como recheio, utilizei doce de ovos e para a cobertura, ganache de chocolate.
Ficou uma delícia!! Muito saboroso, fofo e húmido. Desafio-vos a experimentar! Não precisam fazer a decoração.
Ficou uma delícia!! Muito saboroso, fofo e húmido. Desafio-vos a experimentar! Não precisam fazer a decoração.

Inspiração: Cookidoo
- 100 g noz
- 280 g cenoura
- 4 ovos
- 150 g leite
- 50 g óleo
- 180 g açúcar
- 2 c. chá de essência de baunilha
- 250 g farinha tipo 55
- 2 c. chá de bicarbonato de sódio
- 1 c. chá de canela em pó
- 1 c. chá de fermento p/ bolos
Coloque no copo a noz e pique Turbo / 2seg. Retire e reserve.
Coloque no copo a cenoura e pique 5seg / vel.5. Retire e reserve com a noz.
Coloque no copo os ovos, o leite, o óleo, o açúcar e a baunilha e envolva 3min / vel.3.
Adicione a farinha, o bicarbonato, a canela e o fermento e envolva 30seg / vel.3.
Adicione a mistura de noz e cenoura e misture 15seg / vel.4.
Deite numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180°C cerca de 40 minutos.



Posso substituir a farinha por farinha de aveia?
Obrigado
Obrigada pelo seu comentário, Carmo. Nunca fiz essa substituição mas é capaz de resultar. Reduza um pouco à farinha talvez, porque a de aveia é mais pesada.
Bom dia,
Fez a receita a duplicar ou fez a quantidade normal e dividiu em duas formas?
Qual foi o recheio e cobertura que usou?
Obrigada
Olá Liliana!
Neste caso eu dividi a massa em duas formas, uma vez que era para rechear. Assim coze mais depressa e é mais fácil.
Como recheio, utilizei doce de ovos e para a cobertura, ganache de chocolate.
Uma delícia!!