Dicas para Planear Refeições

Uma das tarefas do dia a dia que menos gosto de fazer é decidir o que vamos comer.
Mas, de há uns tempos para cá, tenho-me empenhado em planear as refeições para toda a semana e, acreditem, só traz vantagens!
Ora vejam algumas das vantagens em escolher a ementa da semana antecipadamente:
Preocupo-me com o planeamento das refeições apenas um ou dois dias por semana.
Tenho oportunidade de variar mais as refeições e estas acabam por ser mais saudáveis e menos monótonas.
Faço uma melhor gestão do que tenho no congelador e as refeições acabam por ser mais económicas.
Mas vamos então ver o que devem fazer para conseguir levar a cabo esta missão, que tantas dores de cabeça nos dá!
O primeiro passo é decidir em que dia vos dá mais jeito fazer o planeamento. Eu faço-o durante o fim de semana, altura em que estou mais relaxada. Mas cada um deve decidir em função das suas rotinas, dos seus afazeres. Convém é respeitar o dia que escolhem, de modo a criar um hábito.
Antes de escolher as refeições a cozinhar, devem ter em consideração aquilo que há no congelador, no frigorífico e na despensa.
Depois, para conseguirem fazer pratos diferentes com os ingredientes do costume, devem fazer pesquisas em blogues, revistas, livros, etc. Na plataforma Cookidoo da Bimby também têm à disposição milhares de receitas. Há sempre imensas ideias para por em prática.
Algo que também ajuda imenso é, quando se deparam com uma receita que vos agrada, devem guardá-a. Eu utilizo o Google Keep, para não lhes perder o rasto, uma vez que consulto receitas em várias plataformas e depois já não me lembro onde vi “aquela” receita. Na hora de selecionar as receitas, encontro sempre lá alguma que me apetece experimentar.
Para registar a ementa há várias opções.
Podem usar o documento de planeamento de ementas, elaborado por mim, que agora partilho convosco.
Imprimem algumas cópias, anotam as refeições e afixam na cozinha.
Para quem tem o plano Cookidoo da Bimby, pode usar o calendário da aplicação ou do site para registar as refeições, que depois serão sincronizadas com a própria Bimby.
O único senão desta opção, é que ficamos limitados às receitas da Bimby. Muitas vezes eu pretendo experimentar receitas que me vão surgindo nas redes sociais e essas não tenho como adicionar ao calendário da Cookidoo.
Para quem é dado às tecnologias, também pode utilizar o calendário da Google e até partilhá-lo com a cara metade. Desta forma, a qualquer momento, ambos saberão qual será a refeição para esse dia. No campo da descrição podem incluir o endereço do site onde está a receita.
Estando o planeamento da semana concluído, só falta mesmo fazer a lista dos ingredientes em falta e ir às compras. Este tópico abordarei numa outra publicação, pois também tenho umas dicas para vos dar.
Espero que este artigo vos tenha inspirado e que voltem cá para me dizer que o planeamento da ementa semanal trouxe uma lufada de ar fresco à vossa vida!
Caso tenham dúvidas ou questões, não hesitem em colocá-las.
Bons cozinhados!!
Boa vou tentar organizar-me dessa forma também. Obrigado
Espero que daqui a uns tempos volte cá a contar como correu! 😀
Obrigada!
Obrigada pelas dicas 🤩👌🏻
Espero ter ajudado!