Com uma padeira como a Bimby podemos fazer massas lêvedas com muita facilidade e preparar pão fresco sempre que nos apetecer.
O processo de fazer pão é simples, mas requer algum tempo, pois a massa tem que descansar e levedar. Só assim obteremos um pão leve e fofo.
É frequente os meus clientes e seguidores colocarem-se dúvidas relativamente ao fermento.
Hoje vou tentar esclarecer algumas dessas questões!
- FERMENTO DE PADEIRO FRESCO. Pode ser guardado no frigorífico, até duas semanas, envolvido em película aderente. Pode ser guardado no congelador até três meses.
- FERMENTO DE PADEIRO SECO. O fermento de padeiro seco tem três vezes mais poder fermentativo do que o fermento fresco. Por exemplo, 5 g de fermento de padeiro seco equivalem, aproximadamente, a 15 g de fermento de padeiro fresco.
- ATIVAR O FERMENTO. A Bimby, com as suas temperaturas controladas, atinge a temperatura ideal para aquecer os líquidos (água ou leite) e ativar o fermento. Para ativar o fermento, devemos colocar água ou leite no copo e programar 2 minutos, temperatura 37ºC, velocidade 1.
- PÃO HÚMIDO E FOFO. Antes de levar o pão ao forno, borrife-o com água. Dentro do forno, coloque um recipiente com água quente para criar vapor.
- TEMPERATURA DE COZEDURA. Pães pequenos: 180-200ºC. Pães grandes com côdea espessa: 240-250ºC. Pães grandes com côdea fina: 180-200ºC.