Este risoto de cogumelos e presunto feito na Bimby leva-nos diretamente até Itália, mas sem pagar bilhete de avião. Cremoso, envolvente e cheio de sabor, é daqueles pratos que impressionam e reconfortam ao mesmo tempo.
O risoto tem fama de exigir atenção constante, para não falhar o ponto. Com a Bimby, essa preocupação desaparece. A temperatura controlada e a rotação suave da lâmina garantem a cremosidade típica, sem esforço extra.
A combinação dos cogumelos com o presunto cria um equilíbrio perfeito entre intensidade e conforto. O arroz absorve o caldo aos poucos, libertando o amido necessário para aquela textura cremosa que caracteriza um bom risoto.
Fazer este risoto de cogumelos e presunto na Bimby é uma forma simples de trazer sabores tradicionais de Itália para a rotina de uma família ocupada. Menos tempo a cozinhar, mais tempo à mesa.


Risoto de cogumelos e presunto
Ingredientes
- 130 g cebola
- 2 dentes de alho
- 20 g azeite
- 100 g presunto aos cubos
- 300 g cogumelos frescos laminados
- 150 g vinho branco
- 300 g arroz para risoto
- 900 g água
- 1 c. chá caldo de legumes caseiro
- 1 c. chá sal
- 1 pitada pimenta
- 30 g manteiga
- 50 g queijo parmesão ralado
Instruções
- Coloca no copo a cebola, os dentes de alho e o azeite e pica 5 seg/velocidade 5.
- Refoga 5 min/120°C/velocidade 1.
- Adiciona o presunto e os cogumelos e salteia 5 min/120°C/velocidade colher inversa.
- Junta o vinho e o arroz. Envolve com a espátula e cozinha 2 min/100°C/velocidade colher inversa para o arroz absorver o vinho.
- Adiciona a água, o caldo de legumes, o sal e a pimenta, envolve com a ajuda da espátula e cozinha 16 min/100°C/velocidade colher inversa.
- Por fim, adiciona a manteiga e o queijo e envolve com a da espátula até ficar cremoso e homogéneo.
- Serve de imediato e polvilha com mais parmesão.
Experimentaste esta receita?
Dá-me o teu feedback!
Deixa um comentário abaixo e partilha a receita nas redes sociais, com a hashtag #carlalopesagentebimby.
Obrigada!